Quando falamos em fluido refrigerante, não podemos deixar de entrar no assunto aquecimento global que é uma preocupação nos dias de hoje. Para medir o potencial de aquecimento do fluido refrigerante, utilizamos o GWP (global warning potential), quanto menor o valor, menor o impacto. O R32 (GWP = 675) em 1/3 do valor GWP (potencial do aquecimento global) do R-410A (GWP = 2.088). Além disto comparado ao R-410A o R32 tem 13% a mais de capacidade frigorifica e na carga de fluido, utiliza cerca de 28% a menos de fluido. As principais ferramentas utilizadas com o fluido R410a podem ser utilizadas com o R32.
Fluidos refrigerantes
Os fluidos refrigerantes, são usados no processo de refrigeração. A refrigeração é o processo ao qual o calor é removido de uma substância ou de um espaço. Um fluido refrigerante é uma substância que absorve calor latente quando ela passa de liquido para gás (vapor). Isto ocorre em temperatura e pressão baixa. Um fluido refrigerante libera calor latente quando ele condensa de gás (vapor) para liquido em temperatura e pressão alta. O fluido refrigerante promove a refrigeração absorvendo calor de um lugar e descarregando-o em outra área.
as propriedades desejáveis de um bom fluido refrigerante são:
- Baixo ponto de ebulição;
- Atóxico;
- Fácil de liquefazer em pressão e temperatura moderada;
- Calor latente elevado;
- Operação em pressões positivas;
- Não afetado por umidades;
- Mistura bem com óleo;
- Não corrosivo para metais.
Protocolo de Montreal
O protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio é um tratado internacional que objetiva proteger a Camada de Ozônio do planeta por meio da eliminação da produção e consumo das substâncias destruidoras do Ozônio (SDOs). O Protocolo de Montreal, estabeleceu metas de eliminação para todos os países. Com as ações adotadas pelos países estima-se que entre 2050 e 2075, a camada de ozônio sobre a Antártica retorne aos niveis que apresentava em 1980.