Como resolver o Código de Erro 5201 do VRF Mitsubishi

A Mitsubishi foi fundada em 1870 por Yataro Iwasaki, no inicio a empresa era uma transportadora, e teve um crescimento muito rápido, logo o negócio ampliou para uma empresa de produção e comércio. O logotipo da empresa é a origem do nome Mitsubishi que significa “três diamantes”. Hoje a Mitsubishi Electric é um dos grandes nomes do mundo na produção, e venda de produtos eletroeletrônicos e de sistemas usados em diversos campos e aplicações, com receita de 4,3 trilhões de Ienes e mais de 140 mil funcionários.

Resolvendo o Código de Erro 5201 do VRF Mitsubishi
Unidade condensadora VRF Mitsubishi

Resolvendo o Código de Erro 5201 do VRF Mitsubishi

O Código de Erro 5201 significa “Falha do sensor de alta pressão (63HS1)“, o sensor de alta pressão ao detectar 0,098 MPa [14 psi] ou menos durante o funcionamento, para uma vez, e muda para o modo de reinicialização, após 3 minutos o equipamento volta a funcionar, se a pressão detectada for menor que 0,098 MPa [14 psi] mesmo depois de reiniciar, a unidade externa irá parar e aparecer o código de erro “5201”.

As principais causas destes erros podem ser:

  1. Falta de pressão devido a vazamento de refrigerante;
  2. Fio rompido;
  3. Falta um pino no conector macho ou falha de contato;
  4. Fio desconectado;
  5. Falha do circuito de entrada do sensor de alta pressão na placa de controle;

O sensor de alta pressão consiste no circuito mostrado na figura abaixo. Para testa-lo basta medir a tensão dos pinos, ela deve ser correspondente ao gráfico abaixo, ou seja, conforme a pressão de fluido medido com o manifold na unidade externa, o sensor deverá apresentar a tensão (V) e pressão conforme o gráfico.

Gráfico Pressão e tensão - Resolvendo o Código de Erro 5201 do VRF Mitsubishi
Gráfico Pressão e tensão – Resolvendo o Código de Erro 5201 do VRF Mitsubishi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *