A utilização da bomba de vácuo é uma das ferramentas mais importantes para instalação e manutenção do sistema de refrigeração, inicialmente utilizada como instrumento de laboratório, com pequenas alterações ela foi adaptada para uso no campo de refrigeração.
O objetivo da bomba de vácuo e remover os materiais indesejáveis, que criam pressão em um sistema de refrigeração como:
- Umidade
- Ar (oxigênio)
Além disto tem outros materiais, que serão evaporados na faixa de mícrons, juntamente com materiais sólido, como carepa por exemplo, serão sugados para dentro da bomba. O processo de vácuo é realizado, sempre quando houver manutenção do sistema de refrigeração, ou instalação. Antigamente, era realizado um processo que se chamava “purga” onde não era totalmente eficiente, muitas vezes os compressores quebravam antes do esperado.
Bomba de vácuo de dois estágio, e um estágio.
Uma bomba de dois estágios é mais eficiente que de um único estágio, por exemplo uma bomba 1 estágio com 1,5 CFM levará entre 60 e 90 minutos, para evacuar uma gota d’água, enquanto uma bomba de 2 estágios com a mesma capacidade fará o mesmo em 12 minutos.
Isto acontece devido a bomba de dois estágios, possuir duas câmaras de vácuo, a primeira câmara é chamada de vácuo intenso, e a segunda de vácuo moderado, estas duas câmaras realizam o trabalho de forma mais eficiente, outra vantagem é que a diferença de preço entre as duas não é muito grande, além disto, o tempo economizado na evacuação é percebido no primeiro trabalho.
Quanto tempo deve demorar o vácuo?
Adequadamente uma bomba de vácuo, eliminará 99,99% do ar e toda umidade do sistema. Não existe resposta clara referente ao tempo do vácuo, pois o mesmo depende de vários fatores, tais como:
- Capacidade da bomba.
- Tipo da bomba, um ou dois estágios.
- Tamanho do sistema de refrigeração.
- Tamanho das conexões da mangueira.