Pmoc Refrigeração e ar condicionado: Como fazer? Guia completo

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para sistemas de refrigeração e ar condicionado é um documento obrigatório, conforme estabelecido pela Resolução 09/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O objetivo do PMOC é garantir a qualidade do ar e a segurança das instalações, por meio da realização de manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos de refrigeração e ar condicionado, além do controle da qualidade do ar interno.

Quem deve fazer o PMOC de Refrigeração e ar condicionado?

De acordo com a legislação, todas as empresas e edifícios comerciais que possuem sistemas de climatização com capacidade superior a 60.000 BTUs/h devem ter o PMOC Refrigeração e ar condicionado. Além disso, é importante destacar que o PMOC deve ser elaborado e executado por um profissional habilitado, que pode ser um engenheiro mecânico, um tecnólogo em refrigeração, entre outros.

Pmoc Refrigeração e ar condicionado
Pmoc de Refrigeração e ar condicionado

O PMOC deve ser elaborado por um profissional habilitado e com conhecimento técnico na área de refrigeração e ar condicionado. Ele deve incluir informações como:

  1. Identifique todos os equipamentos de refrigeração e ar condicionado presentes no local.
  2. Realize uma avaliação do estado de cada equipamento e verifique se estão em conformidade com as normas técnicas e de segurança.
  3. Defina o cronograma de manutenção preventiva para cada equipamento, levando em consideração a frequência recomendada pelo fabricante e as condições de uso.
  4. Liste os procedimentos de operação e controle que serão realizados diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente.
  5. Indique as responsabilidades de cada pessoa envolvida na execução do PMOC.
  6. Documente os registros das atividades realizadas durante a manutenção e operação dos equipamentos.
  7. Elabore um plano de contingência em caso de emergência ou falha nos equipamentos.
  8. Faça a revisão e atualização periódica do PMOC, conforme necessário.

Vale ressaltar que a elaboração do PMOC deve ser realizada por um profissional capacitado e com conhecimento técnico em sistemas de ar condicionado. Além disso, é importante que o PMOC seja sempre seguido rigorosamente para garantir a eficácia e a segurança do sistema de ar condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *