O Ar condicionado é o vilão da conta de energia elétrica, geralmente quando ele é instalado na sua casa, com certeza irá impactar no seu bolso no final do mês. Embora seja bastante difícil mensurar o impacto de um ar condicionado em suas contas de eletricidade, uma parte considerável disto pode ser minimizada escolhendo a tecnologia certa, utilizando corretamente, e com certeza uma instalação, manutenção, operação e isolamento corretos. Neste artigo vamos descrever quais principais diferenças entre Ar condicionado inverter 9000 Btu’s e não inverter e explicar as vantagens.
Ar condicionado Não Inverter 9000 Btu’s
Ar condicionado não Inverter, ou também chamados de velocidade fixa funcionam de maneira constante, fazendo uma analogia com a geladeira, sabe quando escutamos aquele barulho do motor ligando e desligando, então isto traduz um compressor ou motor fixo, ele funciona da seguinte maneira:
Quando está ligado, funciona em potencia máxima consumindo eletricidade total. Quando o sensor termostato atinge a temperatura selecionada no controle, o compressor, quando o termostato detecta que a temperatura na sala aumentou, o compressor inicia novamente. Esta flutuação de ligar e desligar, cria um pico de consumo de energia o que acaba ocasionando maior consumo de energia.
Ar condicionado inverter 9000 Btu’s
Em sistemas de ar condicionado inverter, a velocidade do compressor varia para garantir operações com eficiência energética e refrigeração ou aquecimento precisos, conforme necessário. Utilizando a mesma analogia da geladeira, é como se o motor não desligasse, quando ele atingisse a temperatura ao invés de desligar ele baixasse a rotação, não ocasionando o pico de energia elétrica, como ele funciona:
A tecnologia Inverter funciona como um acelerador de carro. Quando o compressor requer mais potência, ele fornece mais potência. Quando precisa de menos energia, fornece menos energia. Nesse tipo de configuração, o compressor está sempre ligado, mas consome menos ou mais energia dependendo da temperatura do ar de entrada e da configuração ajustada no termostato. A velocidade e a potência do compressor também são ajustadas de acordo.
Vamos dar uma olhada nas 5 principais vantagens de como um condicionador de ar inverter é melhor do que os não Inverter.
- Ecológico – Utiliza fluido refrigerante que não agride a camada de ozônio;
- Economiza dinheiro – A tecnologia inverter quando atinge a temperatura diminui a a rotação do compressor ao invés de desliga-lo evitando picos de energia.
- Operação silenciosa – O compressor é mais silencioso, não se percebe quando o mesmo está ligado.
- Resfriamento/aquecimento mais rápido – Devido a velocidade variável do compressor, quando o ambiente está muito quente, ele aumenta a rotação para potencia máxima.
- Recursos inteligentes -Alguns equipamentos Inverter já vem com possibilidade de controles, via APP.