Adega com Compressor ou Placa Termoelétrica? Qual gela mais?

Não se sabe exatamente quando e quem inventou o vinho, os dados históricos apontam que o primeiro marco na história do vinho foi em 2500 aC. quando as civilizações grega e romana deram muita atenção a esta bebida, onde o vinho se tornou um dos elementos de expressão devido aos seus efeitos religiosos e rituais como por exemplo Baco Deus do vinho: Que para os Gregos é Dionísio e Baco para os Romanos. O vinho é uma bebida alcoólica, que é fermentada pelo álcool contido no sumo da uva, o resultado é a conversão do açúcar das uvas em álcool, onde a glicose e a frutose são transformadas em etanol e dióxido de carbono. O vinho é armazenado durante a fase de envelhecimento, para deixa-lo em condições ideais para o a evolução ao longo do tempo. Ele deve ser fermentado em um local adequado chamado de Adega, no dias atuais possuímos fácil acesso a vários tipos, elétricos e modernos, antigamente eram utilizados ambientes, com pouco exposição ao sol e condições de temperatura e umidades ideias.

Adega com Compressor ou Placa de Peltier? Qual gela mais?
Adega de pedra

O que é Compressor e Placa de Peltier (termoelétrica).

O compressor ou popularmente conhecido como “motor” é encontrado em outros equipamentos como os de Ar condicionado e Refrigeradores por exemplo, sua principal função é realizar a descarga e sucção do fluido refrigerante que através de fenômenos físico químicos, retiram calor do ambiente para climatiza-lo ou refrigera-lo dependendo da aplicação.

Adega com Compressor ou Placa de Peltier? Qual gela mais?

Conforme este artigo cientifico a pastilha de Peltier ou termoelétrica, é formada por semicondutores (telureto de bismuto) que quando submetidos a uma determinada tensão elétrica, aquecem uma superfície e resfriam a outra, com um ventilador acoplado na placa este ar com temperatura baixa é enviado para dentro do ambiente.

Adega com Compressor ou Placa de Peltier? Qual gela mais?
Placa de Peltier

Diferenças entre Adega com Peltier e Compressor

A principal diferença está na eficiência, se você reside em um local onde a temperatura supera os 30ºC é mais adequado a adega com compressor pois a com Peltier (termoelétrica) terá dificuldades de manter a temperatura adequada, outra questão é que ela não é indicada para Espumantes, devido a sua temperatura na maioria das vezes chegar ao máximo 15ºC. Agora se a sua Adega Peltier (termoelétrica), estiver acondicionada em um local com temperatura constante e pouca luminosidade, com certeza será a melhor opção custo beneficio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *