Se você acha que iremos dar um veredito sobre qual Manifold é melhor, se enganou, este artigo tem como objetivo trazer os pontos de vista para você chegar na melhor decisão sobre qual Manifold, Digital ou Analógico é o melhor investimento, e por que não ter os dois para determinada situação. Os manifolds são utilizados para as medições de pressões e temperaturas de operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado, para fins de transferência de fluido frigorifico e para evacuação do sistema, os manômetros (alta/baixa pressão) são montados juntos a base com válvulas a fim de facilitar o manuseio.
Manifold Análogico
Os manifolds analógicos são utilizados há muito tempo por técnicos de HVAC, muitos conseguem fazer o cálculo de Superaquecimento e Sub resfriamento de cabeça, seu corpo mais robusto é resistentes a intempéries do tempo e é de operação muito intuitiva. Porém um manifold descalibrado pode levar a erros de medição de pressão e cargas de fluido.
Manifold Digital
Quando o assunto é precisão de leitura, os manifolds digitais se saem muito bem, com leituras acima das duas casas decimais, eles se diferenciam do analógico, muitos já realizam o processo de conversão automaticamente para cálculo de superaquecimento e Sub resfriamento. Porém os manifolds digitais são novos para os técnicos de HVAC, e muitas vezes é necessário um treinamento para correta utilização do equipamentos, outra vantagem é que muitos possuem vacuômetro embutido e sondas de temperatura. Com todos estes recursos os manifolds digitais podem acelerar o tempo de trabalho dos técnicos.
Conclusão – Manifold Digital x Manifold Analógico qual é o melhor investimento?
Na opinião da escola do HVAC, ambos são necessários, um Manifold digital seria utilizado para manutenções e instalações onde a precisão é necessária, teria maios confiabilidade nos cálculos de Superaquecimento e Sub resfriamento, não iria necessitar de vacuômetro por que ele já com um embutido, o manifold analógico iria utilizar onde não é necessário tanta precisão, em resumo teria os dois modelos, primeiramente por que muitas vezes quando temos uma equipe grande, não temos condições de comprar para todos os técnicos o manifold digital, segundo, o manifold digital se cair no chão pode se danificar ou se ele acabar a bateria podemos ficar impossibilitado de executar o serviço, já o manifold analógico não possui este tipo de problema se ele cair no chão basta calibrá-lo com uma chave de fenda, claro depende da altura da queda.