R32 Fluido refrigerante | Como efetuar a carga?

O fluido refrigerante R32 vem se popularizando no mercado, cada vez mais fabricantes tem lançado equipamentos Split com este fluido refrigerante, sua principal diferença comparada aos fluidos refrigerantes atuais, como R-22 e R-410A, é o baixo potencial de aquecimento global (G.W.P.) e nenhum potencial de destruição da camada de ozônio (O.D.P.) o que reflete em baixo impacto ambiental. Apesar do R32 ser “levemente inflamável”, os procedimentos de instalação são semelhantes ao do R410a, porém seu manuseio deve ser sempre realizado seguindo as especificações do fabricante e com utilização de EPI’s (equipamentos de proteção individual).

Como efetuar a carga de fluido r32
Fluido R32

Como efetuar a carga de fluido refrigerante

As ferramentas do instalador como, detectores de vazamento, recolhedora de gás e principalmente Manifold, precisam ser adequadas para uso com o R32, segundo o manual de instalação da Daikin, o equipamento vem com fluido para até 10 metros de comprimento de tubulação, acima disto deverá ser adicionado 20 gramas por metro de tubulação, as pressões de trabalho são muito semelhantes às do R410A e durante a carga, ao contrário do R410A, pode ser realizada a carga tanto no estado gasoso quanto no líquido. As pressões de trabalho são em torno de (174-377PSI). O fluido R32 tem uma capacidade volumétrica melhor do que o R410, o que pode resultar em tamanho menor da tubulação de cobre, ou seja diâmetros menores, aumentando a eficiência. Existe a possibilidade de retrofit, um equipamento que utilizava R410A passar a utilizar R32 mantendo a mesma tubulação, porém se for R22, a tubulação deverá ser trocada.

4 thoughts on “R32 Fluido refrigerante | Como efetuar a carga?

  • 27/05/2021 em 19:56
    Permalink

    Bom dia.
    Sabem se posso usar qualquer recolhedora de gás para o R32 ou se tem que ser alguma específica?

    Resposta
    • 28/05/2021 em 17:59
      Permalink

      Boa tarde Marcio, tudo bem? Assim como as bombas de vácuo, as recolhedoras, devem ter seus óleo miscível com o fluido R32.

      Resposta
    • 22/05/2023 em 22:57
      Permalink

      Sim, o fluido R32 pode ser usado em refrigeradores domésticos. O R32 é um fluido refrigerante que tem sido amplamente utilizado em sistemas de refrigeração e ar condicionado devido às suas propriedades favoráveis, como maior eficiência energética e baixo impacto ambiental em comparação com outros refrigerantes, como o R22.

      O R32 oferece uma maior capacidade de refrigeração e um potencial de aquecimento global (GWP) significativamente menor, o que o torna uma opção mais sustentável em comparação com os refrigerantes mais antigos. Ele também possui um ciclo de vida mais curto na atmosfera, o que significa que tem um impacto ambiental reduzido.

      No entanto, é importante observar que a substituição do refrigerante em um refrigerador doméstico deve ser realizada por um profissional qualificado. O sistema de refrigeração precisa ser projetado ou adaptado para acomodar o R32, uma vez que suas propriedades podem diferir dos refrigerantes tradicionais usados anteriormente.

      Resposta
  • 21/05/2023 em 21:56
    Permalink

    Esse fluido pode ser usado em refrigeradores domésticos?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *