141B | Limpeza do sistema VRF

O fluido refrigerante R 141B, é utilizado para retirar umidade, e também realizar a limpeza do sistema de refrigeração, ele é um gás líquido que tem evaporação instantânea, sua aplicação em sistemas de ar condicionado tipo VRF é quando se troca o compressor devido ao óleo contaminado, ou quando o sistema não foi soldado com nitrogênio passante, o que gera “carepa” nas paredes internas do tubos.

Existem quatro principais causas para queima do compressor:

  • Baixa tensão elétrica;
  • Perda de fluido refrigerante;
  • Pressão de descarga elevada;
  • Umidade;

Abaixo podemos observar o entupimento de um filtro secador o que gerou aumento da pressão de descarga e ocasionou a queima do compressor., devido a má instalação do sistema.

Limpeza com 141B | Filtro do sistema VRF entupido, devido a solda não ser realizada com nitrogênio Passante.
Filtro do sistema VRF entupido, devido a solda não ser realizada com nitrogênio Passante.

Limpeza do sistema com 141B

Para realizar a limpeza do sistema com 141B, geralmente se monta um sistema utilizando bomba de recalque, o fluido é adicionado a um recipiente que funciona como “pulmão” e é circulado pelo sistema onde suas impurezas ficam retidas no filtro, o fluido fica em circulação até o filtro não conter mais impurezas. No livro “Manutenção VRF – Do zero ao topo entendendo o básico” é ensinado passo a passo de como montar este sistema, para adquirir basta clicar aqui!

Impurezas retiradas do sistema após da circulação de 141B
Impurezas retiradas do sistema após da circulação de 141B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *