Sistema VRF

Tudo sobre Ar condicionado Central VRF | Manutenção Preventiva!

O que é Ar condicionado Central VRF? Uma das grandes dúvidas a respeito da nomenclatura deste sistema é se ele é chamado de VRF ou VRV, ambos remetem a mesma tecnologia a única diferença que VRV (volume de refrigerante variável) é uma marca comercial registrada da Daikin industries ltda., as demais empresas que adotaram esta tecnologia chamam o equipamento de VRF (Fluxo de refrigerante Variável).

Em 1982 no japão, o primeiro sistema de ar condicionado do tipo multi split com tecnologia de fluxo de refrigerante variável é lançado, o mesmo foi criado com o intuito de disponibilizar o controle de zonas individuais principalmente em prédio comerciais, pense antes de ser lançado o VRF, geralmente o equipamento de ar condicionado era central, e as salas eram atendidas por difusores ligados a uma rede dutos, o mesmo proporcionava uma climatização única e sem possibilidade precisa de controle principalmente de temperatura individualizado, o VRF mudou este conceito.

O que é o Sistema VRF (Fluxo de refrigerante variável)?

VRF (Variable refrigerant flow) é uma configuração de sistema de ar condicionado em que há uma unidade de condensação externa, e várias unidades internas podendo chegar até 64 unidades, estas unidades podem ser controladas individualmente conforme o sistema Split, e são interligadas por tubulações de cobre e derivadores, também chamados de “branch” ou “Refinets”. O sistema VRF devido ao seus compressores Inverter, varia a quantidade de fluido refrigerante em cada unidade evaporadora, por exemplo se você colocar no controle remoto 23ºC e o ambiente chegar a esta temperatura ele irá diminuir a passagem de fluido, liberando maior quantidade para os ambientes que precisam, isto tem como beneficio menor variação de temperatura do ambiente, e economia de energia elétrica. Os sistema VRF, também tem uma moderna prevenção de falha, indicada por códigos de erro.

Instalação de unidades VRF em uma Academia

Como todo o projeto de ar condicionado, o sistema VRF é dimensionado á partir de uma carga térmica e um projeto, o mais importante é que o mesmo seja feito da maneira mais precisa possível, pois poderá implicar no mal funcionamento do equipamento e gasto de energia elétrica.

Instalação das unidades Condensadoras VRF no topo de um prédio comercial

Tipos de sistema VRF:

  • Condensação a AR:
https://www.youtube.com/watch?v=rVP3tdcJ9WQ
Demonstração Sistema VRF – Se você não é técnico ver á partir do tempo 3:21.

  • Condensação a Água:
Demonstração Sistema VRF condensação a Água
  • VRF á gás natural:
Demonstração Sistema VRF á Gás Natural
  • VRF Heat Recovery (3 Tubos):
Demonstração Sistema VRF 3 tubos (quente e fio simultâneos

Manutenção Preventiva do Ar condicionado Central VRF

Já pensou, se pudéssemos prever que um determinado componente de um sistema VRF, está com a vida útil acabando? Se por exemplo, um sensor de temperatura tivesse uma vida de três anos, e conseguíssemos saber exatamente quanto tempo ele ainda estaria funcionando antes de falhar. Seria ótimo não é mesmo? Fazendo uma analogia com o carro, quando chega uma determinada quilometragem, temos que realizar algumas trocas, como óleo, filtro etc. e no Ar condicionado não deveríamos trocar um sensor ou placa seguindo a mesma lógica? Talvez sim. No Japão e China, sistemas de monitoramento 24 horas são bastante comuns, técnicos que ficam analisando a performance do sistema VRF com o objetivo de previnir falhas. No Brasil este tipo de monitoramento ainda é pouco explorado, alguns fabricantes possuem embarcado na automação, alertas, caso ocorra alguma falha no sistema, E-mails são enviados para o cadastrado.

Os componentes mais comuns a se veriificar nas unidades Evaporadoras VRF Mensalmente são:

  • Limpeza Geral do Equipamento;
  • Limpeza de Drenos e Bandejas;
  • Verificação de Vibrações e Ruídos Anormais;
  • Verificação de Isolamento das Tubulações;
  • Limpeza (se recuperável) ou Substituição (se descartável) do Filtro;
  • Verificação de Tensões;
  • Verificação de Correntes;
  • Temperatura Interna;

4 comentários em “Tudo sobre Ar condicionado Central VRF | Manutenção Preventiva!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile