Manutenção de Ar condicionado | 05 dicas simples para você economizar dinheiro!

Já ensinamos por aqui, como limpar o Ar condicionado Split, a manutenção de ar condicionado deve ser uma prioridade para os proprietários. É ela que mantém o seu aparelho de ar condicionado funcionando de forma eficiente e proporcionado conforto para você e sua família durante todo o ano além de não trazer danos a saúde, segundo este artigo cientifico foi identificado nos filtros de condicionadores de ar a elevada presença de agentes como Bordetela parapertussis, Staphylococcus e Actinomyces, entre outros com elevado grau de patogenicidade, os quais indicaram uma situação de potencial risco para a saúde. Além disto, com a manutenção de ar condicionado em dia, você economiza dinheiro! Você sábia que o equipamento sujo, pode elevar seu consumo de luz elétrica, além de diminuir a visa útil do compressor “motor” e outras peças essenciais.

Manutenção de Ar condicionado | 05 dicas simples para você economizar dinheiro!
Ar condicionado com Filtro de Ar sujo

Aqui estão as 05 dicas simples de Manutenção de ar condicionado para você poupar!

1. Limpe os filtros de Ar da unidade Evaporadora: Já ensinamos aqui como limpar o Ar condicionado Split, limpe pelo menos uma vez ao mês, se você tiver tapete, gatos ou cachorros no ambiente, limpe a cada 15 dias.
  2. Remova detritos e plantas de sua unidade externa: Se a sua unidade Condensadora “Externa”, fica em um ambiente aonde possua arvores ou plantas, cuide para manter o local sempre limpo, evitando o excesso de folhas, que possam travar o ventilador ou cobrir a unidade.
  3. Verifique a linha de Drenagem: Se o Dreno da sua unidade Evaporadora, é exposto, certifique-se sempre de verificar se ele não está entupido, importante verificar se na hora da instalação foi realizado sifão, para evitar mau cheiro e entrada de insetos.
  4. Cuidados com quedas de energia: Se a energia elétrica está oscilando, meia fase, ou o tempo está com temporal e descargas de raio, é indicado que o aparelho seja desligado da tomada, ou seu disjuntor baixado, isto evita que se caso houver uma falta de luz, ao retornar danifique a placa eletrônica do aparelho.
  5. Evite utilizar seu ar sempre no máximo: Segundo a NBR 16401, a temperatura de conforto térmico no frio oscila entre 22ºC e 24ºC, a utilização do condicionado de Ar no 18ºC além de trazer desconforto irá, causar um excesso de consumo de energia elétrica.

Caso o seu equipamento apresente códigos de falha, entre em contato imediatamente com um técnico qualificado.