Como saber a carga de fluido refrigerante em sistemas VRF – Sem Software.
Muitas vezes nos deparamos em campo, com a manutenção de sistema de ar condicionado VRF, e quando tem algum problema relacionado a falta de fluido refrigerante ou vazamento, temos aquela dificuldade em achar o diagrama ou de alguma forma, identificar qual a carga de fluido refrigerante foi adicionada no sistema. Este post tem como objetivo disponibilizar o download de uma planilha para facilitar o cálculo, e explicar de que forma você consegue saber, o quanto de fluido é necessário sem o uso de software.
Você gostaria de concorrer a uma mentoria sobre VRF em 2021? Clique neste Link e Inscreva-se.
Como saber carga de fluido refrigerante em sistemas VRF?
- Verifique se o sistema encontra-se totalmente sem fluido, caso as condensadoras estejam “secas” você deverá adicionar, além da quantidade calculada o nominal que vem em cada uma das unidades. A informação desta carga está na etiqueta da unidade condensador, na tampa frontal ou ao lado.
2. O meça todas as linhas de liquido do sistema, o mesmo pode ser feito na obra, o que pode gerar um pouco de trabalho pois os tubos de cobre estão isolados. E sim, o cálculo é realizado em cima somente das linhas de liquido, para cada refinet considere mais 0,5 metros.
3. Conforme nossa experiência, os cálculos de quantidade por metro, são padrão em todos os fabricantes, mas para tirar esta duvida, verifique a tampa da caixa elétrica da condensadora ou o manual de engenharia do produto.
4. Insira as quantidades na planilha abaixo:
5. Obtenha a carga de fluido necessária, neste caso se o sistema estivesse seco a carga adicional seria de:
Carga adicional = 3.9 Kg (nominal da máquina) + 4.34 Kg ( cálculo das linhas) = 8.24Kg.
Este post foi útil? Compartilhe com seus amigos!