Como ler os códigos de erro das unidades evaporadoras VRF Set Free Hitachi
Quem nunca se deparou com erros em um sistema VRF, provavelmente nunca instalou um, por serem máquinas altamente tecnológicas e sensíveis a falha, os erros são muito comuns, para facilitar a identificação do problema os fabricantes criaram códigos de erro, que identificados no display ou através de LEDs, levam e resolução do problema.
A quantidade de erros variam de fabricante para fabricante, e cada sistema VRF tem o seu, e se dividem entre evaporadoras e condensadoras, se tratando especificamente das unidades evaporadoras Set Free Hitachi, são mais de 30 códigos.
Mas nem sempre, o mecânico de refrigeração tem estes códigos a mão e também, na maioria das vezes são fáceis de interpretar, este post tem como objetivo facilitar a identificação deles.
A explicação abaixo ajuda a interpretar um código de erro apresentado em uma unidade evaporadora SET FREE Hitachi, nele podemos ver quatro led’s sendo eles RUN – DEF – FILTER – TIMER cada um tem uma cor apresentada no display, o LED DEF (verde) representa o primeiro digito do erro, já o LED FILTER (amarelo) representa o segundo digito do do código, os mesmo piscam em intervalos de 0,5 segundos, assim temos por exemplo, se o erro fosse o 25 , o led “DEF” iria piscar duas vezes, e o led FILTER piscaria cinco vezes. Bastaria então consultar a lista de códigos de erro da evaporadora, para saber que o erro seria relacionado ao sensor da unidade externa. Caso o led vermelho RUN, piscasse intermitente com espaços de um segundo, o erro estaria relacionado a comunicação da unidade condensadoras com a evaporadora seria necessário verificar endereçamentos, cabos de comunicação, problemas na placa mãe da evaporadora, entre outros.
Para baixar a lista de códigos de erro clique abaixo: