Global Cooling Prize – Busca Inovação no sistema de Ar condicionado
Nos dias de hoje o Ar condicionado não é mais luxo, e se tornou um equipamento indispensável para o bem estar humano, estima-se que nas próximas três décadas, 3.3 bilhões de aparelhos de ar condicionado entrarão em operação em todo o mundo, se continuarmos utilizando a mesma tecnologia de ar condicionado, o planeta poderá subir 0,5 graus, o que traria danos enormes para o meio ambiente, com aumento de ciclones, aumento do nível do mar, por isto a inovação é tão importante.
O Desafio
O desafio proposto pelo global cooling prize conduzido pelo governo indiano, aos participantes de todo mundo foi, estimular a inovação em sistemas de refrigeração residencial que tenha cinco vezes menos impacto climático, usem 4 – 5 x menos energia elétrica, além ter baixo custo de escalabilidade e cumprir sete outros requisitos. Esta solução economizara até 5.900 TWh /ano em 2050, o que equivale a 2X a geração anual de eletricidade na união europeia e pode evitar até 100 gigatoneladas (GT) de emissões de CO2, além de o mesmo tempo que melhorar os padrões de vida das pessoas nos países em desenvolvimento ao redor o Globo.
O Prêmio
Os prêmios em dinheiro para esta inovação está totalizado em até 3 milhões de dólares, são $ 200.000 para cada equipe finalista, $ 1.000.000 para o grande finalista, até agora foram mais de 2100 registros de 96 países, do brasil foram três registros, saberemos quem é o grande vencedor em Março de 2021.
Se não fizermos algo sobre o crescente impacto global do ar condicionado em nosso clima hoje, isso prejudicará nossas melhores tentativas de cumprir a meta do Acordo de Paris sobre emissões.
Richard Branson – Embaixador e fundador do Global Cooling Prize, Virgin Group